Quem inventou o Linux? Linux foi o primeiro sistema operacional Unix-like verdadeiramente livre. O Projeto GNU subjacente foi lançado em 1983 por Richard Stallman originalmente para ser um sistema operacional compatível com Unix chamado GNU, pretendendo ser inteiramente um Software Livre. Muitos programas e utilitários foram contribuição de desenvolvedores de todo o mundo, e em 1991 a maior parte dos componentes do sistema estavam prontos. Ainda falta foi o kernel.
Então Linus Torvalds inventou o Linux em si. Em 1991, Torvalds era um estudante da Universidade de Helsinki, na Finlândia, onde ele veio a utilizar o Minix , um Unix-like sistema não-livre, a partir de então começou a escrever seu próprio kernel. Ele começou pelo desenvolvimento de drivers de dispositivo e acesso à unidade de disco rígido, e em setembro teve um projeto básico que ele chamou de versão 0.01. Este kernel, que é chamado Linux, depois foi combinado com o sistema GNU para produzir um sistema operacional livre completo.
Em 05 de outubro de 1991, Torvalds enviou um destacamento para o grupo de notícias comp.os.minix para anunciar o lançamento da versão 0.02, uma versão básica que ainda precisava do Minix para operar, mas que atraiu um interesse considerável. O kernel foi então rapidamente melhorado por Torvalds e um número crescente de voluntários que se comunicavam pela Internet e em 19 de dezembro um sistema Linux funcional, stand-alone Unix-like foi lançado como versão 0.11.
Em 05 de janeiro de 1992, o Linux Versão 0.12 foi lançado com um kernel, estável. O próximo lançamento foi chamado Versão 0.95, para refletir o fato de que ele estava se tornando um sistema completo.Depois que o Linux se tornou um fenômeno subterrâneo, com um grupo crescente de programadores distribuídos que continuam depurar, desenvolver e aprimorar a linha de base do código fonte até os dias atuais.
Torvalds disponibilizou a versão 0.11 sob uma licença do freeware de sua própria invenção, mas, em seguida, liberando a Versão 0,12 sob a bem estabelecida GNU General Public License. Mais e mais software livre foram criados para Linux nos anos seguintes.
O Linux continuou a ser melhorado através dos anos, e começou a ser usado em aplicações de grande escala, como hospedagem web, rede e serviço de banco de dados, provando estar pronto para uso. A Versão 2.2, foi uma grande atualização para o kernel do Linux, sendo lançado oficialmente em janeiro de 1999. Até o ano 2000, a maioria das empresas de informática suportado Linux, de uma forma ou de outra, reconhecendo um padrão comum que poderia finalmente reunificar o mundo fraturado das Guerras do Unix. O próximo grande lançamento foi a Versão 2.4 em janeiro de 2001, fornecendo (entre outras melhorias) a compatibilidade com as próximas gerações de processadores de computador Itanium de 64 bits da Intel .
Embora Torvalds continua como o gerente de versões do kernel Linux, ele evitou trabalho em qualquer uma das muitas empresas envolvidas com Linux, a fim de evitar mostrar favoritismo a qualquer organização particular, e em vez disso foi trabalhar para uma empresa chamada Transmeta e ajudou a desenvolver soluções para a computação móvel, e fez sua casa no Open Source Development Labs (OSDL), que se fundiu em a Fundação Linux .