Os Computadores pessoais de hoje são radicalmente diferentes das enormes e gigantescas máquinas, que emergiram da Segunda Guerra Mundial e a diferença não é apenas em seu tamanho. Na década de 1970, a tecnologia evoluiu a tal ponto que indivíduos - em sua maioria amadores e eletrônicos - poderiam comprar PCs não montados ou "microcomputadores" e programá-los para se divertir, mas esses PCs, não poderiam realizar muitas das tarefas úteis que os computadores de hoje podem. Os usuários podem fazer cálculos matemáticos e jogar jogos simples, mas a maioria do recurso das máquinas estava em sua novidade. Hoje, centenas de empresas vendem computadores pessoais, acessórios e software sofisticado e jogos. Os PCs são usados para uma ampla gama de funções de processamento de texto básico à edição de fotos. Em casa e no trabalho, PCs para fazer quase tudo. É quase impossível imaginar a vida moderna sem eles.
INVENÇÃO DO COMPUTADOR: A ERA DO COMPUTADOR
Os primeiros computadores eletrônicos não eram "pessoal" de forma alguma: Eles eram enormes e extremamente caro, e eles exigiram uma equipe de engenheiros e outros especialistas para mantê-los funcionando. Um dos primeiros e mais famoso deles, a Electronic Numerical Integrator and Computer Analyzer (ENIAC), foi construído na Universidade da Pensilvânia para fazer cálculos de balística para os militares norte americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O ENIAC custava cerca de US $ 500.000, pesava 30 toneladas e tomou-se cerca de 2.000 pés quadrados de espaço de chão. No exterior, o ENIAC foi coberto por um emaranhado de cabos, centenas de luzes piscando e quase 6.000 interruptores mecânicos que seus operadores utilizados para dizer-lhe o que fazer. No interior, cerca de 18 mil tubos de vácuo realizava a pssagem de sinais eléctricos a partir de uma parte da máquina para a outra.INVENÇÃO DO COMPUTADOR: INOVAÇÕES DO PÓS-GUERRA
O ENIAC e outros primeiros computadores provou a muitas universidades e corporações que as máquinas estavam valendo o enorme investimento de dinheiro, espaço e mão de obra que exigiu. (Por exemplo, ENIAC poderia resolver em 30 segundos um problema míssil de trajetória que poderia levar uma equipe de "computadores" humanos de 12 horas para ser concluído.) Ao mesmo tempo, as novas tecnologias foram tornando-se possível construir computadores que eram menores e mais aerodinâmico. Em 1948, a Bell Labs introduziu o transistor, um dispositivo eletrônico que carregava e amplificados corrente elétrica, mas era muito menor do que o tubo de vácuo pesado. Dez anos depois, os cientistas da Texas Instruments e Fairchild Semiconductor criaram o circuito integrado, uma invenção que incorporou todas a peças elétricas - transistores, capacitores tec - em um único chip de silício.Mas um das mais significativa invenções que abriram o caminho para a revolução do computador foi o microprocessador. Antes dos microprocessadores serem inventados, era necessário um chip de circuito integrado separado para cada uma de suas funções. (Esta foi uma das razões pelas às quais as máquinas ainda eram tão grandes.) Os microprocessadores eram miniaturas, e poderiam fazer coisas que os chips de circuitos integrados não podiam qá: Eles poderiam executar programas do computador, lembre-se informações e gerenciar os dados por si mesmos.
O primeiro microprocessador no mercado foi desenvolvido em 1971 por um engenheiro da Intel chamado Ted Hoff. O primeiro microprocessador da Intel, era o chip chamado 4004, tinha o mesmo poder de computação como o enorme ENIAC.
A INVENÇÃO DO COMPUTADOR
Essas inovações tornaram mais baratos e mais fáceis de fabricarem os computadores do que nunca. Como resultado, surgiram os microcomputadores pequeno e relativamente barato - conhecido como "computador pessoal" - foi nascido. Em 1974, por exemplo, uma empresa chamada Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS) introduziu um fim-mail build-it-yourself kit de computador chamado o Altair. Em comparação com microcomputadores anteriores, o Altair foi um enorme sucesso: Milhares de pessoas compraram o kit $ 400. No entanto, ele realmente não fez muito. Não tinha teclado e nenhuma tela, e sua saída era apenas um bando de luzes piscando. A entrada era por meio de interruptores.Em 1975, MITS contratou dois estudantes de Harvard Paul G. Allen e Bill Gates para adaptar a linguagem de programação BASIC para o Altair. O software fez o computador mais fácil de usar, e foi um sucesso. Em abril de 1975 os dois jovens programadores pegaram o dinheiro que eles fizeram com o "Altair BASIC" e formaram a sua própria - Microsoft - que logo se tornou um império.
O ano após Gates e Allen começou a Microsoft, dois engenheiros do Homebrew Computer Club, em Vale do Silício chamado Steve Jobs e Stephen Wozniak construiu um computador caseiro que iria igualmente mudar o mundo. Este computador, chamado de Apple I, era mais sofisticado do que o Altair: Ele tinha mais memória, um microprocessador mais barato e um monitor com uma tela. Em Abril de 1977, Jobs e Wozniak introduziram o Apple II, que tinha um teclado e uma tela colorida. Além disso, os usuários podem armazenar seus dados em uma fita cassete externo. (A Apple logo trocou as fitas por disquetes.) Para fazer o Apple II tão útil quanto possível, a empresa incentivou os programadores a criarem "aplicações" para ele. Por exemplo, um programa de planilha denominada VisiCalc fez Apple uma ferramenta prática para todos os tipos de pessoas (e empresas): Não apenas amadores.